quinta-feira, 26 de março de 2009

Meia Maratona de Lisboa, 22 de Março de 2009

Primeiro foi a curiosidade, será que sou capaz? Por que será que correm?



Quando comecei a dar os primeiros passos na corrida, eu não entendia, pois sempre me habituei a correr atrás de uma bola, e isso justificava meu esforço.

Tentei uma mini em 2005, boa experiência, mas soube a pouco, serviu apenas para aguçar a minha curiosidade!

Quando corri pela primeira vez uma meia maratona, fi-lo em Lisboa no ano de 2006, mais precisamente na Meia Maratona de Portugal no dia 24 de Setembro.

Paguei a inscrição... peguei na trouxa e lá fui eu acompanhado pela minha prima Inês a caminho do desconhecido, e digo desconhecido por que realmente não sabia o que tinha pela frente, nunca tinha feito 21,097 km.

Que sensação!!! Corri sem estar preocupado com o tempo, nesse dia queria apenas chegar, não tinha o equipamento mais adequado, não tinha medidor de distância, ou relógio multi-funções, era só vontade.

E é só com a vontade que a corrida me proporciona, que continuo a correr... e que continuo a chegar...

Só com a vontade de chegar... claro que depois de algumas provas queremos sempre fazer melhor, e o melhor é sempre, uns segundinhos a menos.

Descobri que fui estabelecendo objectivos a medida que realizava provas, que fui chegando a metas, vencendo-as, e fui chegando, chegando...

Acabei por descobri que correr é mais do que um esforço físico, é querer chegar ao fim, é superar obstáculos, isso é uma lição de vida.

E acabei por descobrir que a corrida também tem golos como no futebol, os golos são aqueles segundos superados, e o final de prova onde se dá tudo o que temos...

E descobri também que há uma equipa como no futebol, talvez ainda mais, pois todos torcem uns pelos outros, a batalha não é com os outros, é dentro de nós!



Quando chegamos, cada tem a sua medalha e o seu pódio, uns ainda ofegantes apenas sorriem, outros lá dizem:

- Boa prova amigo!

Este ano fiz 1:30:58 de chip e 1.31:54 de tempo oficial.


Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é!
O que seria de nós sem a curiosidade!
Se não nos testássemos… de certo não viveríamos!
A curiosidade não matou o gato, aniquila sim os que não partem à descoberta!
Quanto ao que sensação!
Hum… eu creio que ao longo de cada corrida… passarás por várias sensações… não serão todas de prazer, digo eu… mas, todas serão lições!
Parabéns, pela tua curiosidade!
Faço votos, de que não a percas com o passar dos anos!