terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ourique - Sra. da Cola - Ourique por domdiogo no Garmin Connect - Detalhes

Ourique - Sra. da Cola - Ourique por domdiogo no Garmin Connect - Detalhes

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pelas veredas da Vila com o meu Garmin 305


RUN IS FUN!
O meu primeiro treino com o Garmin Forerunner 305.

Informação:
Após a insistência do meu amigo Miguel Jantareta, decidi reactivar por tempo indeterminado o blogue
. Cá estarei, para trazer mais do mundo, do meu mundo até vós.

Boas veredas,

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Imagens da XIX Meia Maratona de Lisboa 2009

Ao fim de alguns meses, venho eu a descobrir imagens da minha chegada na XIX Meia Maratona de Lisboa. A imagem não é a melhor do mundo, mas é de certeza uma ideia muito simpática que todos os atletas que nesta prova participaram acolhem com alegria e orgulho por mais uma recordação de tão grandiosa prova.
Este ano fiz 1:30:58 de chip e 1.31:54 de tempo oficial.
Depois de clicares no link, irá surgir uma nova página, página da Powerade. Para visualizares o momento que te interessa, escolhe na caixa abaixo o tempo pretendido e clica em Submeter.




Boas corridas a todos,

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Teste do Pé Molhado

Qual é o seu tipo de pé?






O esquema da Revista Contra-Relógio dá indicações para o Teste do Pé Molhado, uma forma simples de descobrir a fisionomia do pé (plano, normal ou cavo), principal determinante do tipo de pisada, e que deve ser do conhecimento do corredor, para que possa fazer uma escolha entre modelos que são tecnicamente mais recomendados para ele. A edição da CR igualmente destaca outros critérios que precisam ser levados em conta pelo comprador de ténis de corrida, alguns passíveis de verificação na hora da compra, como conforto, flexibilidade, peso e naturalmente o preço.

Boas compras e boas corridas,

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Safari(me) pela planície alentejana à antiga 2!



A esta hora, já sol desceu pelos abismos, mas ainda há uma pontinha de claridade. No fundo azul escuro há uns tons de laranja, esses tons de laranja são o verde da esperança para melhores dias que hão-de vir. Daqui avista-se o miradouro da Vila de Ourique e o mato circundante, ouvem-se vozes por lá, apenas murmúrios, e dizem que o milagre de Ourique vai acontecer de novo. Mas, ainda há mouros? Não me digam que lá vão eles rebolando pela ladeira abaixo...?


Gosto desta imagem porque me lembra e faz-me pensar que as pessoas são um pouco como esta árvore. Porque vezes demais as pessoas chegam ao fim do dia sós, desamparadas, sem ninguém para partilhar o dia que tiveram, os altos e baixos, sem ninguém para conversar onde realmente se fala e se é ouvido(a).
E sem estas trocas verdadeiras de energia, de sentidos e sentimentos, de conhecimento, um estranho vazio se vai apoderando de todos nós, algo que a mais moderna tecnologia não soluciona.
Hoje, estamos todos ligados mais do que nunca, MSN, telemóvel, auto-estradas, e-mail, eu sei lá o que vai por aí... e ao mesmo tempo estamos cada vez mais isolados, cada vez mais sós na nossa concha, numa espécie de casulo que a sociedade e nós próprios fabricamos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Safari(me) pela planície alentejana à antiga!



A paisagem, forte, imensa, perturbante…
Na primavera, os mantos floridos de variados tons transformam a minha terra num festival de cor, o verde ainda domina, mas por pouco tempo, não demora a chegar o calor e o verde passará a dourado.

É esta a melhor altura para captar para a posteridade a estação mais fértil, de maior abundância e de maior beleza.




Mais um ninho de Cegonha branca (Ciconia ciconia) perto do Monte Coito, Ourique, ao fim da tarde. A Cegonha-branca é uma espécie protegida nidificante em Portugal. Ave pernalta de grandes dimensões, de pescoço grande e bico alongado e de coloração branca e preta, com pernas e bico vermelho, a cegonha-branca é a mais popular das aves.




As árvores morrem mesmo de pé, e conseguem fazê-lo com mais dignidade do que a maioria dos homens que esta terra pisam.
Eh conversinha de blogue institucional... vamos lá dar um lamiré!


Uma outra característica das árvores de montado é o abrigo que proporcionam a fauna autóctone e aos demais que pelas veredas circulam pela madrugada fora e imbuídos pelo consumo de líquidos espirituosos ou mesmo pela sua própria natureza, ali encontram um abrigo capaz de proporcionar uma estada agradável.



O Pôr-do-sol no montado alentejano...

Este pôr-do-Sol é dedicado a Magda, a minha querida amiga Magda! Eu sei que ela adora fotografia, e sei que gosta do contacto com a natureza. E, tenho a certeza que teria adorado ter vindo ao safari(me)...

Mas o temperamento da rapariga, conjugado com o stress que lhe provoco e alimento diariamente... fá-la andar sem estofo para percorrer este safari(me), sem capacidade física para tanta natureza que aqui há para ver e conhecer...




Eh lá que bicho é este? Ovelha não é. Burro não é certamente... e Porco tem mais propaganda!

O Alentejo dá para tudo, vejam lá... até um lama aqui é criado e bem criado que este não cuspiu. Bem educadinho o laminha, não é?






Olha tanto porquinho...

Em qualquer monte, em qualquer propriedade, sigam a vereda que seguirem, hão-de encontrar sempre porcos pretos. Ainda mais hoje que se tornou moda nos restaurantes, comer-se carne do dito bicho. E, a moda vai dando jeito, jeito para os que vendem gato por lebre, e para outros que se colam ao nome do Porco Preto, pois é claro! Fazendo dos bichos e dos criadores sua bandeira. Mas só os criadores, só esses, é que não vêem luz ao fundo do túnel, para esses o jeito que têm em criar porcos dá mais jeito àqueles que empunham a sua bandeira, do que aos próprios.

Durante muitos anos a base do sustento de famílias inteiras no Alentejo, a gordura deste animal era uma dádiva, pois assegurava alimento o ano inteiro. As carnes magras eram as primeiras a serem consumidas devido ao menor tempo de conservação que estas têm.

Continuação no próximo Post.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Meia Maratona de Lisboa, 22 de Março de 2009

Primeiro foi a curiosidade, será que sou capaz? Por que será que correm?



Quando comecei a dar os primeiros passos na corrida, eu não entendia, pois sempre me habituei a correr atrás de uma bola, e isso justificava meu esforço.

Tentei uma mini em 2005, boa experiência, mas soube a pouco, serviu apenas para aguçar a minha curiosidade!

Quando corri pela primeira vez uma meia maratona, fi-lo em Lisboa no ano de 2006, mais precisamente na Meia Maratona de Portugal no dia 24 de Setembro.

Paguei a inscrição... peguei na trouxa e lá fui eu acompanhado pela minha prima Inês a caminho do desconhecido, e digo desconhecido por que realmente não sabia o que tinha pela frente, nunca tinha feito 21,097 km.

Que sensação!!! Corri sem estar preocupado com o tempo, nesse dia queria apenas chegar, não tinha o equipamento mais adequado, não tinha medidor de distância, ou relógio multi-funções, era só vontade.

E é só com a vontade que a corrida me proporciona, que continuo a correr... e que continuo a chegar...

Só com a vontade de chegar... claro que depois de algumas provas queremos sempre fazer melhor, e o melhor é sempre, uns segundinhos a menos.

Descobri que fui estabelecendo objectivos a medida que realizava provas, que fui chegando a metas, vencendo-as, e fui chegando, chegando...

Acabei por descobri que correr é mais do que um esforço físico, é querer chegar ao fim, é superar obstáculos, isso é uma lição de vida.

E acabei por descobrir que a corrida também tem golos como no futebol, os golos são aqueles segundos superados, e o final de prova onde se dá tudo o que temos...

E descobri também que há uma equipa como no futebol, talvez ainda mais, pois todos torcem uns pelos outros, a batalha não é com os outros, é dentro de nós!



Quando chegamos, cada tem a sua medalha e o seu pódio, uns ainda ofegantes apenas sorriem, outros lá dizem:

- Boa prova amigo!

Este ano fiz 1:30:58 de chip e 1.31:54 de tempo oficial.