terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mineiros de Aljustrel em Protesto



Trabalhadores das Pirites Alentejanas, familiares, sindicalistas e população deslocam-se hoje a Lisboa, à porta do Primeiro-ministro, para reivindicar a manutenção da laboração e dos postos de trabalho.

Recordo que a laboração foi suspensa no passado dia 13 de Novembro, após ter sido reaberta em Maio de 2008 quando, o Governo liderado por José Sócrates anuncia, com pompa e circunstância, a reabertura da Pirites Alentejanas, empresa a cargo da multinacional Lundin Mining.

A mina de Aljustrel voltava à vida 15 anos depois. De acordo com a multinacional concessionária da exploração, a culpa do sucedido deriva da cotação do zinco. Mas bastaram apenas seis meses para o sonho fraquejar...


A história de Aljustrel confunde-se com a da própria mina. Corridas entre tempos de prosperidade e tempos de miséria marcaram gerações de habitantes.
Esperemos todos que haja um final melhor do que as promessas feitas em vão!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Frutados


"Estamos todos frutados, eu e os jogadores. Assumo a responsabilidade desta derrota pesada, não quero que ela caia nos jogadores", disse Carlos Queiroz no final do jogo, em declarações à TVI.

Frutados? Finalmente acertou Sr. Professor!
Fruta não faltou...

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barack Obama: "Esta é a vossa vitória"

Eleições EUA 2008




"Yes, we can", repetiu Obama várias vezes, num discurso que pareceu coreografado até à perfeição.


Que Deus ilumine a vereda de Barack Obama para bem de todos nós.


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Não Corras do Frio!

O inverno pode ser a estação com a temperatura ideal para uns, mas o tormento de outros. Mas, afinal como funciona o nosso corpo na estação mais fria do ano?

O que é frio para cada um de nós?

Para quem vive no Alentejo, habituado a um Verão tórrido (quente e seco) e a temperaturas na ordem dos 35ºC - 42ºC, seria de esperar que a estação mais fresca fosse bem-vinda, e não se enganaram, é claro que é bem-vinda, pois correr no frio é mais fácil. Mas depende da humidade do ar, se estiver muito seco, como é o caso do (Alentejo e demais regiões do interior) as condições pioram. Esta é a opinião da maioria dos atletas e compartilhada pelos médicos e especialistas no assunto: os grandes adversários da prática desportiva são o calor e a humidade relativa do ar.

Uma humidade muito baixa torna o ar seco, dificulta a respiração, seca as extremidades, racha os lábios. Já a alta humidade relativa do ar dificulta a performance porque atrapalha a evaporação do suor, que é um mecanismo de equilíbrio térmico para o corpo.


Para se dar bem no frio:
- Agasalhar as extremidades, usando luvas, manguitos, gorros, algo que não incomode.
- Cuidados com a hidratação, água e isotônico.
- Aquecimento longo e alongamento bom, pois os músculos e os tendões estão contraídos devido a baixa temperatura.
- No fim do treino, troque as roupas molhadas por secas.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Preço do petróleo versus preço dos combustíveis

Crise tira seis mil por dia às auto-estradas
A crise dos combustíveis está a fazer com que muitos condutores deixem os carros à porta de casa.

Segundo o JN, tanto em Portugal como em Espanha o preço da gasolina está mais barata do que em Maio de 2007, a última vez que o petróleo esteve perto do preço actual, e o gasóleo está mais caro.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Atravessou Espanha Correndo 2 Maratonas Diárias

1.260 km em 15 dias

Segundo o semanário online Expresso, Ricardo Abad consegui a incrível proeza de cruzar o país vizinho de alto a baixo, a correr para ajudar as aldeias infantis SOS.

Ricardo Abad cruzou Espanha de ponta a ponta, e fê-lo a correr em apenas 15 dias.

O atleta de 35 anos, está a vender cada quilômetro que correu a 10 euros e a verba angariada será entregue às Aldeias Infantis SOS. A "aventura" de Ricardo começou em Tarifa, no sul de Espanha, no dia 28 de Setembro. Até à chegada, em San Sebastián, no País Basco, correu uma média diária de 84 km... nada mais, nada menos que duas maratonas!

Ainda segundo o semanário online, a sua única ajuda na estrada, durante os 15 dias que durou a longa travessia, foi o seu amigo Pedro. Montado numa bicicleta de montanha, levava uma mochila com agasalhos, barras energéticas, telemóvel, GPS e água.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Campeonato de Hattrick da Vila de Ourique



1ª Jornada – Sábado, dia 11 de Outubro de 2008
Resultados:



Classificação Geral:



Nota:

O Campeonato de Hattrick da Vila de Ourique surgiu da necessidade de disputar entre nós uma competição enquadrada num espírito de fair-play, e num espírito saudável e de amizade. Tendo em conta que o grupo era novato nestas andanças, o Campeonato acabou por ser o veículo privilegiado de comunicação entre nós, e uma forma de trocarmos ideias que o próprio jogo nos incitava a buscar constantemente. Adoptamos assim... este aguerrido Derby entre amigos para nos colocarmos a par das últimas técnicas de treino e estratégia para ganharmos as séries correspondentes às nossas equipas.

E, como não podia deixar de ser, da necessidade de transformar um jogo em mais um pretexto para um petisco enquanto "mangamos" uns com os outros. Em abono da verdade, qual petisco, qual carapuça... é mais um pretexto para bebermos umas médias Sagres à antiga!

Próximo jantar: 22 de Novembro