sexta-feira, 24 de abril de 2009

Safari(me) pela planície alentejana à antiga 2!



A esta hora, já sol desceu pelos abismos, mas ainda há uma pontinha de claridade. No fundo azul escuro há uns tons de laranja, esses tons de laranja são o verde da esperança para melhores dias que hão-de vir. Daqui avista-se o miradouro da Vila de Ourique e o mato circundante, ouvem-se vozes por lá, apenas murmúrios, e dizem que o milagre de Ourique vai acontecer de novo. Mas, ainda há mouros? Não me digam que lá vão eles rebolando pela ladeira abaixo...?


Gosto desta imagem porque me lembra e faz-me pensar que as pessoas são um pouco como esta árvore. Porque vezes demais as pessoas chegam ao fim do dia sós, desamparadas, sem ninguém para partilhar o dia que tiveram, os altos e baixos, sem ninguém para conversar onde realmente se fala e se é ouvido(a).
E sem estas trocas verdadeiras de energia, de sentidos e sentimentos, de conhecimento, um estranho vazio se vai apoderando de todos nós, algo que a mais moderna tecnologia não soluciona.
Hoje, estamos todos ligados mais do que nunca, MSN, telemóvel, auto-estradas, e-mail, eu sei lá o que vai por aí... e ao mesmo tempo estamos cada vez mais isolados, cada vez mais sós na nossa concha, numa espécie de casulo que a sociedade e nós próprios fabricamos.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Safari(me) pela planície alentejana à antiga!



A paisagem, forte, imensa, perturbante…
Na primavera, os mantos floridos de variados tons transformam a minha terra num festival de cor, o verde ainda domina, mas por pouco tempo, não demora a chegar o calor e o verde passará a dourado.

É esta a melhor altura para captar para a posteridade a estação mais fértil, de maior abundância e de maior beleza.




Mais um ninho de Cegonha branca (Ciconia ciconia) perto do Monte Coito, Ourique, ao fim da tarde. A Cegonha-branca é uma espécie protegida nidificante em Portugal. Ave pernalta de grandes dimensões, de pescoço grande e bico alongado e de coloração branca e preta, com pernas e bico vermelho, a cegonha-branca é a mais popular das aves.




As árvores morrem mesmo de pé, e conseguem fazê-lo com mais dignidade do que a maioria dos homens que esta terra pisam.
Eh conversinha de blogue institucional... vamos lá dar um lamiré!


Uma outra característica das árvores de montado é o abrigo que proporcionam a fauna autóctone e aos demais que pelas veredas circulam pela madrugada fora e imbuídos pelo consumo de líquidos espirituosos ou mesmo pela sua própria natureza, ali encontram um abrigo capaz de proporcionar uma estada agradável.



O Pôr-do-sol no montado alentejano...

Este pôr-do-Sol é dedicado a Magda, a minha querida amiga Magda! Eu sei que ela adora fotografia, e sei que gosta do contacto com a natureza. E, tenho a certeza que teria adorado ter vindo ao safari(me)...

Mas o temperamento da rapariga, conjugado com o stress que lhe provoco e alimento diariamente... fá-la andar sem estofo para percorrer este safari(me), sem capacidade física para tanta natureza que aqui há para ver e conhecer...




Eh lá que bicho é este? Ovelha não é. Burro não é certamente... e Porco tem mais propaganda!

O Alentejo dá para tudo, vejam lá... até um lama aqui é criado e bem criado que este não cuspiu. Bem educadinho o laminha, não é?






Olha tanto porquinho...

Em qualquer monte, em qualquer propriedade, sigam a vereda que seguirem, hão-de encontrar sempre porcos pretos. Ainda mais hoje que se tornou moda nos restaurantes, comer-se carne do dito bicho. E, a moda vai dando jeito, jeito para os que vendem gato por lebre, e para outros que se colam ao nome do Porco Preto, pois é claro! Fazendo dos bichos e dos criadores sua bandeira. Mas só os criadores, só esses, é que não vêem luz ao fundo do túnel, para esses o jeito que têm em criar porcos dá mais jeito àqueles que empunham a sua bandeira, do que aos próprios.

Durante muitos anos a base do sustento de famílias inteiras no Alentejo, a gordura deste animal era uma dádiva, pois assegurava alimento o ano inteiro. As carnes magras eram as primeiras a serem consumidas devido ao menor tempo de conservação que estas têm.

Continuação no próximo Post.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Meia Maratona de Lisboa, 22 de Março de 2009

Primeiro foi a curiosidade, será que sou capaz? Por que será que correm?



Quando comecei a dar os primeiros passos na corrida, eu não entendia, pois sempre me habituei a correr atrás de uma bola, e isso justificava meu esforço.

Tentei uma mini em 2005, boa experiência, mas soube a pouco, serviu apenas para aguçar a minha curiosidade!

Quando corri pela primeira vez uma meia maratona, fi-lo em Lisboa no ano de 2006, mais precisamente na Meia Maratona de Portugal no dia 24 de Setembro.

Paguei a inscrição... peguei na trouxa e lá fui eu acompanhado pela minha prima Inês a caminho do desconhecido, e digo desconhecido por que realmente não sabia o que tinha pela frente, nunca tinha feito 21,097 km.

Que sensação!!! Corri sem estar preocupado com o tempo, nesse dia queria apenas chegar, não tinha o equipamento mais adequado, não tinha medidor de distância, ou relógio multi-funções, era só vontade.

E é só com a vontade que a corrida me proporciona, que continuo a correr... e que continuo a chegar...

Só com a vontade de chegar... claro que depois de algumas provas queremos sempre fazer melhor, e o melhor é sempre, uns segundinhos a menos.

Descobri que fui estabelecendo objectivos a medida que realizava provas, que fui chegando a metas, vencendo-as, e fui chegando, chegando...

Acabei por descobri que correr é mais do que um esforço físico, é querer chegar ao fim, é superar obstáculos, isso é uma lição de vida.

E acabei por descobrir que a corrida também tem golos como no futebol, os golos são aqueles segundos superados, e o final de prova onde se dá tudo o que temos...

E descobri também que há uma equipa como no futebol, talvez ainda mais, pois todos torcem uns pelos outros, a batalha não é com os outros, é dentro de nós!



Quando chegamos, cada tem a sua medalha e o seu pódio, uns ainda ofegantes apenas sorriem, outros lá dizem:

- Boa prova amigo!

Este ano fiz 1:30:58 de chip e 1.31:54 de tempo oficial.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

VII GP DE GRÂNDOLA - RESULTADOS

O anúncio do temporal não chegou a passar disso mesmo, só um anúncio e as nuvens escuras e carregadas que apareceram ontem em Grândola apenas assustaram o público circundante. Os atletas, esses nunca se deixaram intimidar pela cara feia do nosso tempo.
E a maior prova disso, foi a adesão em massa dos atletas à partida. A prova parece mais fácil do que é na realidade, um percurso com muitas curvas, pisos variados (empedrado) que desgastam.



Resultados:

Carlos Silva do SCP foi o vencedor do VII GP de Grândola com 31:00, em 2.º lugar ficou o seu colega de equipa Luís Pinto, e no último lugar do pódio ficou João Marques da Conforlimpa. Ainda de salientar o 4.º lugar de Paulo Guerra.

Eu fiz 42:00 e coloquei-me no 185º lugar e o Nuno Lourenço fez 50:02 e colocou-se no 429º lugar em 669 atletas.
Resultados em:

Prova bem organizada, numa terra simpática, para o ano cá estarei outra vez!
Resta dizer, que no almoço Eu e o Nuno fomos os primeiros...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

VII GRANDE PRÉMIO DE GRÂNDOLA

Já estão esgotadas as inscrições para o VII GP de Grândola - Circuito José Afonso. A prova realiza-se no dia 1 de Fevereiro pelas 10h30m.
Confirme no quadro em baixo as inscrições aceites da dupla de atletas mais famosa da Vila de Ourique e arredores. Não será bem assim, pois por estas bandas há muito valor e muito quem corra por gosto e sem se cansar, mas foram estes dois que se chegaram à frente e que vão marcar presença no dia 1 de Fevereiro na Vila Morena.



Bem hajam a todos os participantes e a esta dupla aventureira que parte pronta a defender as cores da sua terra e o gosto pela corrida!

Oh Nuno! Depois da prova temos o almoço, vamos até ao Porto Covo?
Branco ou tinto? ...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Parabéns Cristiano Ronaldo!


Cristiano Ronaldo, o puto maravilha de 23 anos, jogador do Manchester United, foi esta segunda-feira eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na gala do organismo, em Zurique, Suíça. Em segundo lugar ficou Lionel Messi e em terceiro Fernando Torres.
Com este prémio, Cristiano junta à bola de Ouro e ao prémio da Revista World Soccer conquistados recentemente, o galardão mais apetecível, o jogador FIFA. O país está orgulhoso pela vereda que tomaste!
Que 2009 seja mais um ano de prémios, conquistas, boas exibições e já agora também de alguma humildade...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Precisa-se urgentemente "do verdadeiro Milagre de Ourique"

Enquanto o "verdadeiro milagre de Ourique" como por aí tem sido apregoado pelos quatro ventos, pelos nossos pretensiosos e clarividentes "governantes", apenas acontecer e se resumir às palavras vãs dos 1001 comunicados enviados aos meios de comunicação social...

No plano real, o milagre que todos os moradores e daqueles que se deslocam a Vinha da Cassoleta ainda não chegou!


É ESTE O ESTADO DO ACESSO DOS CERCA DOS 60 METROS ATÉ A VINHA DA CASSOLETA:









Haja esperança que 2009 traga mais obra e menos choro.