segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

VII GP DE GRÂNDOLA - RESULTADOS

O anúncio do temporal não chegou a passar disso mesmo, só um anúncio e as nuvens escuras e carregadas que apareceram ontem em Grândola apenas assustaram o público circundante. Os atletas, esses nunca se deixaram intimidar pela cara feia do nosso tempo.
E a maior prova disso, foi a adesão em massa dos atletas à partida. A prova parece mais fácil do que é na realidade, um percurso com muitas curvas, pisos variados (empedrado) que desgastam.



Resultados:

Carlos Silva do SCP foi o vencedor do VII GP de Grândola com 31:00, em 2.º lugar ficou o seu colega de equipa Luís Pinto, e no último lugar do pódio ficou João Marques da Conforlimpa. Ainda de salientar o 4.º lugar de Paulo Guerra.

Eu fiz 42:00 e coloquei-me no 185º lugar e o Nuno Lourenço fez 50:02 e colocou-se no 429º lugar em 669 atletas.
Resultados em:

Prova bem organizada, numa terra simpática, para o ano cá estarei outra vez!
Resta dizer, que no almoço Eu e o Nuno fomos os primeiros...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

VII GRANDE PRÉMIO DE GRÂNDOLA

Já estão esgotadas as inscrições para o VII GP de Grândola - Circuito José Afonso. A prova realiza-se no dia 1 de Fevereiro pelas 10h30m.
Confirme no quadro em baixo as inscrições aceites da dupla de atletas mais famosa da Vila de Ourique e arredores. Não será bem assim, pois por estas bandas há muito valor e muito quem corra por gosto e sem se cansar, mas foram estes dois que se chegaram à frente e que vão marcar presença no dia 1 de Fevereiro na Vila Morena.



Bem hajam a todos os participantes e a esta dupla aventureira que parte pronta a defender as cores da sua terra e o gosto pela corrida!

Oh Nuno! Depois da prova temos o almoço, vamos até ao Porto Covo?
Branco ou tinto? ...

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Parabéns Cristiano Ronaldo!


Cristiano Ronaldo, o puto maravilha de 23 anos, jogador do Manchester United, foi esta segunda-feira eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na gala do organismo, em Zurique, Suíça. Em segundo lugar ficou Lionel Messi e em terceiro Fernando Torres.
Com este prémio, Cristiano junta à bola de Ouro e ao prémio da Revista World Soccer conquistados recentemente, o galardão mais apetecível, o jogador FIFA. O país está orgulhoso pela vereda que tomaste!
Que 2009 seja mais um ano de prémios, conquistas, boas exibições e já agora também de alguma humildade...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Precisa-se urgentemente "do verdadeiro Milagre de Ourique"

Enquanto o "verdadeiro milagre de Ourique" como por aí tem sido apregoado pelos quatro ventos, pelos nossos pretensiosos e clarividentes "governantes", apenas acontecer e se resumir às palavras vãs dos 1001 comunicados enviados aos meios de comunicação social...

No plano real, o milagre que todos os moradores e daqueles que se deslocam a Vinha da Cassoleta ainda não chegou!


É ESTE O ESTADO DO ACESSO DOS CERCA DOS 60 METROS ATÉ A VINHA DA CASSOLETA:









Haja esperança que 2009 traga mais obra e menos choro.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008



Um Santo e Feliz Natal e um 2009 fabuloso





Todos os momentos de um ano inteiro parecem juntar-se agora e fazem-nos relembrar o porquê da importância da quadra natalícia. Mais do que nunca esta quadra é um espaço para lembrarmo-nos de um amigo ou simplesmente de alguém, é um espaço para saber perdoar e para amar, para cair e recomeçar de novo. Dar oportunidade aos outros é dar oportunidade a nós próprios, este é o melhor prenúncio dos tempos que correm!


Bem haja a todos os meus amigos

P.S: Dia 25 de Dezembro Baile no Monte dos Cevadais à partir da hora de jantar. Leva uma amiga gira ou duas :-)

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

As Veredas de Trás-os-Montes e de Castilla Y León

Numa estranha coincidência ou talvez não, numa daquelas incursões que o destino se encarrega de tratar por nós. Cruzei-me com alguém que desde o início partilha em muito a minha forma de ser e que percorre muitas das veredas que eu percorro, alguém que se tornou amiga, amiga de verdade, que tem sempre um sorriso, um email, uma lembrança... e muito mais do que isso!


Depois de algum tempo sem ver essa amiga, depois de alguns convites de parte a parte, e ao fim de algumas promessas em vão, - terminando a conversa sempre com um:

- Qualquer dia apareço por aí, fica descansada que apareço!

Certo dia, já vencido pela vergonha das promessas em vão, ganhei coragem, juntei um dia ao fim-de-semana e ao feriado, e lá fui até Miranda do Douro e por outras veredas mais...


O Rochedo & Sé de Miranda do Douro



Plaza Mayor

Apenas a 1h30 de caminho fica Salamanca, cidade que me deixou boquiaberto com o assombroso património arquitectónico e cultural. E como qualquer outra cidade espanhola, respira-se energia, dinâmica e jovialidade. Salamanca é uma das cidades espanholas mais ricas em monumentos da Idade Média, do Renascimento e das épocas clássica e barroca. Destacam-se as Catedrais, o Palácio de La Salina, o Palácio de Anaya, o Palácio de Monterrey, a Casa das Conchas, o Convento das Dueñas e a Torre do Clavero.










Casa de las Conchas



Catedral Nueva



Clerecía


A mi me encanta pasear por las ruas (calles) y por la plaza mayor de esta ciudad, y me encanta hacerlo sobre todo por la noche, porque la belleza de Salamanca aumenta más si cabe en cuanto se pone el sol...


E...mais não conto!


Obrigado Carla

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Restauração da Independência

Defenestração de Miguel de Vasconcelos

O primeiro dia de Dezembro de 1640 amanheceu puro e alegre...

Assim o afirmam quantos viveram essa data gloriosa da História de Portugal. Deve ter sido uma daquelas manhãs de Inverno bem Lisboetas - frias, doiradas pelo sol. Mas, mesmo que fosse chuvosa, ou o céu trovejasse pesado e escuro, no coração do Povo português ficaria sempre recordada como a mais alegre manhã de que há memória.

Os fidalgos portugueses que tinham resolvido restaurar a independência portuguesa, aclamando Rei o Duque de Bragança, dirigiam-se discretamente para o Terreiro do Paço.

Na sé, o relógio da torre começa a badalar, e, como por encanto, os conjurados descem dos coches, saltam dos cavalos, estugam o passo à uma, entram em grupo no Palácio da Ribeira, desembaraçando-se das capas, empunhando pistolas, desembainhando espadas.

É o ataque de surpresa. Em poucos minutos, dominam a guarda alemã da Vice-Rainha, derrubam as alabardas, invadem as salas a caminho do gabinete de Miguel de Vasconcelos, o Secretário de Estado, traidor aos Portugueses.
Não o encontram. Teria fugido? Mas uma negrinha de grandes olhos espertos aponta um armário. Abrem-no. Miguel Vasconcelos sai, branco de espanto, e é logo morto.
Batalha de Montes Claros

Os conspiradores tinham desempenhado as funções e ocupado os postos previamente combinados. O largo terreiro é já um mar de gente. O povo ocorre, da Ribeira, da Rua Nova, do Rossio, abandonando lojas e serviços, gritando, num entusiamo novo, dançando abraçado, como numa festa antiga.

Abrem-se janelas do Paço e surge D. Miguel de Almeida, de espada erguida, as lágrimas rolando sobre a barba branca:

- Liberdade, Portugueses! Viva El-Rei D. João IV!

Nos tempos que correm, é vulgar assistir por aí, a ideia de que a nossa independência não é necessária. De que podemos depender dos outros, seja da União Europeia, seja dos E.U.A ou dos espanhóis. E até que seríamos mais bem governados se o fôssemos por outros.

Questiono-me! Que pobres almas são estas que se vendem por meia-dúzia de tostões, que traem a sua pátria? Esses alegres pensadores, alguns até ilustres escritores da nossa praça, deveriam ter mais juízo e respeito por Portugal!
Viva Portugal!
Texto introdutório In Portugal História e Geografia